sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Livro: Spectrum - Jogos de Ação (TK90X)

Este livro apresenta o código-fonte em BASIC de 18 jogos para que o usuário possa digitar em seu TK90X e se divertir.

Era uma opção interessante também para os interessados em programação de jogos, pois eles podiam examinar o código em BASIC para entender como o jogo havia sido feito.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Livro: Assembler no TK90X

Este livro, escrito por José Eduardo M. de Carvalho em 1986, apresenta a estrutura interna do microcomputador TK90X e do processador Z80, que é utilizado pelo TK90X.

É apresentado os sistemas numéricos binário e hexadecimal, operações lógicas e o conjunto de instruções em código de máquina do Z80.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Manual BASIC do TK90X

O manual de operação do microcomputador TK90X é na verdade um livro sobre programação em linguagem BASIC. Nessa época, a grande maioria de usuários de microcomputador tinham de ser programadores.

O manual é bem organizado e aborda uma grande variedade de assuntos relacionados a programação, chegando a mostrar o uso de números aleatórios, gráficos, sons, controle de tempo e de movimento.





terça-feira, 9 de agosto de 2011

Coleção de Revistas INPUT (Vol. 5)

O volume 5 das Revistas INPUT contém os fascículos de nº 61 a 75.

Este volume encerra a coleção INPUT. Ele contém artigos sobre compressão de texto, gráficos com fractais, desenhos em perspectiva, robôs controlados por computador, instrumentos musicais MIDI e apresenta outras linguagens de programação como LOGO e Pascal.





segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Coleção de Revistas INPUT (Vol. 4)

O volume 4 das Revistas INPUT contém os fascículos de nº 46 a 60.

Neste volume são apresentados conceitos de Inteligência Artificial para um jogo simples de tabuleiro. Tem o jogo da vida que aborda a evolução de células. Há uma série muito boa de 5 artigos abordando a criação de jogos de guerra. Também há vários artigos sobre o uso de modelos e simulação.





domingo, 7 de agosto de 2011

Coleção de Revistas INPUT (Vol. 3)

O volume 3 das Revistas INPUT contém os fascículos de nº 31 a 45.

Este volume contém mais informações sobre o simulador de vôo, programação de gráficos em 3D, uso de Sprites, probabilidade, simulações espaciais, figuras geométricas, jogo do Otelo, jogo de caça níqueis.

Também é iniciado uma série de artigos abordando a criação de um jogo completo em Assembler.





sábado, 6 de agosto de 2011

Coleção de Revistas INPUT (Vol. 2)

O volume 2 das revistas INPUT contém os fascículos de nº 16 a 30.

Este volume contém mais informações sobre os jogos de aventura, além de ensinar sobre jogos de cartas, programação de joystick, jogo da cobra, simulador de vôo, blocos gráficos, funções matemáticas e relações lógicas.





sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Coleção de Revistas INPUT (Vol. 1)

A minha coleção de revistas INPUT estão encadernadas em 5 volumes.

O volume 1 contém os fascículos de nº 1 a 15.

Neste volume são apresentados os conceitos de código de máquina, números binários e hexadecimais, conceitos fundamentais de programação como variáveis, condicionais, laços, conjuntos de informações, números aleatórios e ordenação.

Em relação a programação de jogos são abordados jogos de labirintos, contagem de tempo e de pontos, uso de som e jogos de aventura.

Toda a coleção da revista Input pode ser acessada no portal Data Cassete.





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

No Way Out


No Way Out (Sem Saída) é o jogo da RH Games que eu mais gosto. De vez em quando ainda jogo no modo Difícil. Jogá-lo em modo cooperativo com um amigo é a maior diversão. 

O resultado final deste jogo ficou bem melhor do que esperávamos. A jogabilidade dele é diferente e exige tomadas de decisões rápidas para poder sobreviver no labirinto, que é construído aleatoriamente.

O jogo e seu código fonte estão disponíveis neste arquivo: Nowayout.zip