domingo, 8 de novembro de 2020

Meu Game Boy

O meu primeiro contato com o Game Boy ocorreu no ano de 1991 quando eu tinha 12 anos. Nesta época era muito comum os minigames, que eram videogames portáteis simples com apenas um jogo, como este da imagem abaixo:

Um dia, durante o intervalo de aula, um colega japonês estava no fundo da sala com um Game Boy. Quando vi aquilo eu comentei com outro colega que estava do meu lado:

- Olha aquele minigame gigante.

Como ele já conhecia o Game Boy, respondeu empolgado:

- É… mas pode trocar o cartucho dele.

Aos poucos meu interesse pelo Game Boy foi aumentando. Até que decidi pedir de presente de aniversário. A minha mãe disse que ia pedir para uma amiga comprar na Zona Franca de Manaus, pois lá estes aparelhos importados eram mais baratos devido a incentivos do governo.

Eu possuía em casa a revista "A Semana em Ação Especial Games". Era um edição especial da revista "A Semana em Ação". Como esta edição fez muito sucesso, logo em seguida se transformou na revista Ação Games. A revista que eu possuía pode ser acessada no datassette.org neste link:

https://datassette.org/revistas/acao-games/semana-em-acao-especial-games-no-2

Nesta revista tinha duas páginas com informações sobre jogos do Game Boy:

Eu marquei vários jogos do Game Boy nestas páginas e dei para a minha mãe entregar para a amiga dela comprar lá em Manaus. O Game Boy foi comprado, mas ela não deve ter encontrado na loja nenhum dos jogos que marquei. Ela comprou outros dois jogos: Operation C e Godzilla.

A caixa do Game Boy é muito interessante, ela tinha um visual bem futurista:

Este é o Game Boy que tenho em casa atualmente:

O jogo Operation C faz parte da série de jogos de ação "Contra" da Konami. Esta versão da série para o Game Boy possui jogabilidade e gráficos bem similares aos outros jogos da série lançado para NES. Fiquei muito feliz por ter vindo este jogo. Eu gosto muito dos jogos da série "Contra". 

Esta é a capa do jogo:

Estas são imagens de algumas fases do jogo:

O jogo do Godzilla que eu ganhei possui uma capa com vários monstros:

Olhando a capa dá para imaginar que você vai controlar o Godzilla e destruir vários prédios… Mas quando inicia o jogo você descobre que ele é assim:

Mas a jogabilidade dele é bem interessante envolvendo ação e quebra-cabeça. Além disso, é um jogo grande com 64 fases. Este jogo também foi uma excelente opção para o meu Game Boy.

A história do jogo é que vários monstros que o Godzilla já derrotou, se juntaram e sequestraram o filho do Godzilla, escondendo-o em algum lugar dentro do labirinto de Matrix (é esse mesmo o nome do labirinto :).

Ao concluir uma fase, são dadas duas opções de saída. A imagem abaixo mostra o mapa do jogo, onde o jogador concluiu a primeira fase e escolheu ir para a fase de baixo. O filho do Godzilla está escondido em uma das fase pelo meio do mapa. O seu progresso do jogo é mantido através do uso de Passwords.

De vez em quando a minha mãe me levava no fim de semana na locadora para alugar um jogo do Game Boy. Na época, a única locadora em Belém do Pará que eu sabia que tinha jogos do Game Boy era a Soft Game localizada próxima do centro da cidade.

Nesta locadora tinha um Senhor que trabalhava como recepcionista. Ele sempre estava fantasiado de Mario e era mais conhecido como Batata. Foi nesta locadora que eu joguei com meu irmão pela primeira vez em um Super Nintendo.

Vou comentar sobre cinco jogos de Game Boy que eu me lembro de ter alugado nesta época.

- Castlevania II: Belmont's Revenge


Excelente versão do Castlevania para o Game Boy. Possui fases bem interessantes, ótima jogabilidade e a trilha sonora é memorável. Um dos melhores jogos de ação do Game Boy original.


Nintendo World Cup


Este jogo de futebol é muito divertido e engraçado. Era possível dar empurrões e carrinhos nos jogadores. Às vezes no final da partida tinha vários jogadores caídos no chão porque não conseguiam mais se levantar. Tinha uma ótima trilha sonora que mantinha o ritmo do jogo.


Double Dragon


Adaptação do clássico jogo de luta dos fliperamas. Simples de jogar e divertido.


- Super Mario Land


Versão do Super Mario feita especificamente para o Game Boy. Possui jogabilidade similar ao Super Mario Bros 1.


- Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan


Jogo das Tartarugas Ninjas que combina os estilos de jogo de luta e plataforma. Possui fases diversificadas e um bom visual.


Sumário Retrogaming

Nenhum comentário:

Postar um comentário