O UnrealScript suporta os seguintes tipos de variáveis:
- byte: Um byte pode armazenar valores de 0 a 255.
- int: Armazena valores inteiros.
- bool: Variável booleana, armazena true(verdadeiro) ou false(falso).
- float: Armazena números fracionários.
- string: Usada para guardar texto.
- const: Define uma constante, seu valor não pode ser modificado.
As variáveis podem ser definidas em dois locais:
- Na Classe: São conhecidas como variáveis de Instância e devem ser definidas com a palavra chave "var" imediatamente após a declaração da classe.
- Em Funções: São conhecidas como variáveis Locais e devem ser definidas com a palavra chave "local" no início da função. As variáveis locais deixam de existir quando a função é encerrada.
As variáveis de Instância podem ser manipuladas no Editor de Níveis, para isso basta defini-la desta forma: var ().
As variáveis não podem receber valores no momento de sua definição. Para atribuir valores padrões para variáveis de instância utilize um bloco "defaultproperties".
As constantes devem receber seu valor no momento de sua definição.
A classe abaixo foi criada apenas para ilustrar o uso das variáveis, ela não possui funcionalidade real.
As variáveis não podem receber valores no momento de sua definição. Para atribuir valores padrões para variáveis de instância utilize um bloco "defaultproperties".
As constantes devem receber seu valor no momento de sua definição.
A classe abaixo foi criada apenas para ilustrar o uso das variáveis, ela não possui funcionalidade real.
class Mago extends Actor;
var string nomePersonagem;
var int ataqueBase;
var bool NPC;
var () string msgVisivelEditor;
const fatorAjuste = 2.5;
function float calculaForcaAtaque()
{
local float forcaAtaque;
forcaAtaque = ataqueBase * fatorAjuste;
return forcaAtaque;
}
defaultproperties
{
nomePersonagem = "Ulukai"
ataqueBase = 50
NPC = false
}
Um comentário:
Ótimo tutorial, deu pra aprender bem a estrutura do script.
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