terça-feira, 15 de março de 2011

Editor de Fases


Eu queria fazer um jogo de labirinto com várias fases. Eu poderia definir os labirintos de todas as fases direto no código fonte, bastando criar uma matriz bidimensional para cada labirinto, onde cada célula guardaria os valores 0 (bloco) ou 1 (vazio), mas logo percebi que essa não era uma boa solução, pois todos os labirintos seriam carregados na memória sem necessidade e seria trabalhoso modificá-los direto no código.

A solução para este problema veio através do uso de Arquivos. A idéia era criar um programa que permitisse a edição visual dos labirintos cujos dados seriam salvos em arquivos externos para serem carregados diretamente no jogo. Esse é o princípio básico de um editor de fases.

Implementei um protótipo de um editor de labirinto para um jogo tipo Pac-Man. Ao executar o programa é oferecida a opção de entrar no modo de edição de labirinto. Ao sair da edição, o jogo é iniciado usando o labirinto que foi criado.

O Editor/Jogo e seu código fonte estão disponíveis neste arquivo: Editor.zip

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