terça-feira, 26 de abril de 2011

MRDX 1.1 : 10 anos do MRDX

Há 10 anos atrás eu concluí a implementação do MRDX (versão 1.0). O meu principal objetivo era facilitar o ensino da programação de jogos em C/C++.

Mesmo sendo antigo, percebi que o propósito do MRDX continua válido até hoje, por isso resolvi ressuscitar o MRDX.

Criei a versão 1.1 para deixar registrado essa data de aniversário de 10 anos do MRDX.

O foco do MRDX é em técnicas de programação de jogos em 2D. Os tutoriais apresentam exemplos práticos para que as pessoas possam ver um código real aplicando a técnica que está sendo apresentada.

O objetivo é que os leitores entendam os conceitos apresentados e sejam capazes de implementar em sua linguagem/plataforma favorita.

O MRDX 1.1, com documentação e exemplos, está disponível neste arquivo: MRDX.zip

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Romero, estou querendo aprender a programar jogos mas não sei com qual linguagem começar. Você poderia me dar uma dica de qual linguagem? Grato.

Me respoda no e-mail teovillaverde@hotmail.com

Marcos Romero disse...

Olá, você já sabe programar em alguma linguagem? Se não souber eu recomendo você começar pelo Game Maker.

Uma opção interessante atualmente é aprender a programar jogos em Java para Android. Ainda neste mês eu irei iniciar uma nova seção no blog sobre este assunto.

Independente de qual linguagem você for usar eu recomendo você baixar o MRDX e dar uma olhada nos textos que acompanham ele, pois são abordados diversos conceitos fundamentais para programação de jogos.

Paulo disse...

Estou a um tempo pesquisando sobre criação de jogos. Achei o seu trabalho acadêmico e logo em seguida cheguei ao seu site. Estou a um tempo começar a desenvolver alguns jogos de plataforma e o matéria que tem na internet em pt na minha opinião é pouco. Quero desenvolver jogos que rode tanto no win como no linux. Por isso escolhi a biblioteca Allegro. E os seus programas exemplos, vão me ajudar e muito.
Muito obrigado. Um grande abraço.

Postar um comentário