domingo, 21 de março de 2021

Quem foi Seumas McNally?

À memória de Seumas McNally (10/02/1979 - 21/03/2000)


21 de março de 2021

A principal premiação dada no Independent Games Festival se chama Seumas McNally Grand Prize. Mas você sabe quem foi Seumas McNally?

O objetivo deste artigo é compartilhar esta inspiradora história de vida com o público atual. Seumas McNally faleceu há 21 anos em 21/03/2000, com 21 anos de idade.

Em junho de 1997, aos 18 anos de idade, Seumas McNally foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin (um tipo de câncer) em estágio avançado. Seumas decidiu manter o foco em seu trabalho como programador de jogos independente. O seu irmão estava ao seu lado como artista.

Existe uma organização chamada Starlight Foundation que tenta realizar sonhos de crianças e jovens com doenças graves. A família de Seumas fez uma requisição para a Starlight, mas ao invés de pedir uma viagem para a Disney ou outros desejos mais tradicionais, o desejo de Seumas era visitar a id Software e conversar com John Carmack sobre programação de gráficos em 3D.

Em junho de 1998, Seumas e sua família viajaram para a cidade de Dallas no Texas para encontrar com John Carmack. Eles foram muito bem recebidos na id Software e foi um momento muito especial para Seumas, pois John Carmack compartilhou suas idéias e experiência e se divertiram ao longo de todo o dia.

No final de 1998, apesar do seu estado de saúde precário, Seumas fundou a sua própria empresa de desenvolvimento de games chamada Longbow Digital Arts. O seu pai, a sua mãe e o seu irmão estavam trabalhando juntos com Seumas nos projetos DX-BALL 2 e Tread Marks.  

Tread Marks é um jogo 3D de corrida e combate de tanques. O sistema de renderização do terreno e as ferramentas de edição 3D foram programados por Seumas McNally. A imagem abaixo é uma screenshot do jogo.

O jogo Tread Marks foi concluído e submetido ao Independent Games Festival no ano 2000. Tread Marks ganhou três prêmios: "Best Programming", "Best Game Design" e o "Grand Prize".

A imagem abaixo é de Seumas e sua família no evento.

O estado de saúde de Seumas piorou rapidamente depois da viagem de retorno para casa após o evento. Seumas McNally faleceu em 21 de março de 2000, uma semana após receber as suas premiações.

O Independent Games Festival renomeou o Grand Prize para Seumas McNally Grand Prize para honrar a memória dele.

A morte de Seumas McNally me marcou muito. No ano 2000, eu estava no auge da minha dedicação à programação dos jogos da RH Games e acompanhei as notícias do Independent Games Festival. Além disso, a idade de Seumas é muito próxima da minha. Foi um momento de bastante reflexão e valorização da vida.


Referências:

Remembering Seumas McNally

John Carmack and Seumas McNally

Seumas McNally Grand Prize



Sumário Retrogaming 

Um comentário:

Ingrid Mendes disse...

Conhecia por alto a história do Seumas. Sabendo agora dos detalhes, e do momento atual que estamos vivendo, torna-se ainda + motivadora!

Postar um comentário