quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entrando na terceira dimensão


Eu tinha muita curiosidade sobre a programação de ambientes em 3D. Encontrei um livro em português chamado "Kit de Programação da Realidade Virtual" de Joe Gradecki. Este livro me forneceu as ferramentas necessárias para que eu começasse a programar Mundos Virtuais 3D com a linguagem C. O livro usava uma biblioteca de renderização 3D chamada REND386 que construía e manipulava um mundo virtual a partir de 3 tipos de arquivos: PLG, FIG e WLD.
  • Formato PLG: Um arquivo PLG contém as definições de um objeto 3D. Ele é composto por três partes: título do objeto, vértices e descritores de polígonos.
  • Formato FIG: Um arquivo FIG é usado para agrupar vários objetos PLG permitindo a representação de uma entidade 3D com hierarquia entre os objetos 3D, como uma pessoa por exemplo.
  • Formato WLD: Um arquivo de mundo (WLD) permite a definição de um ambiente virtual 3D. Ele possui vários comandos para a definição de formas simples no mundo, especificação de cores dos planos e permite a inclusão de arquivos do tipo PLG e FIG dentro do ambiente virtual.

Alguns exemplos de arquivos nestes formatos podem ser encontrados no link abaixo:
http://www.martinreddy.net/ukvrsig/rend386.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário