sábado, 15 de janeiro de 2011

TK 90X


Em 1986, o meu irmão ganhou um microcomputador chamado TK 90X. Este computador usava a televisão, como se fosse um videogame, e os seus programas eram armazenados em fitas cassete, sendo necessário um gravador para poder fazer a leitura e escrita de programas do TK 90X.

Surgiu uma revista semanal chamada Input cujo objetivo era ensinar a programar nos microcomputadores da época. Cada fascículo era dividido em três partes principais: Programação em Basic, Programação de Jogos e Código de Máquina. Eu gostava de folhear as revistas por causa das ilustrações que eram muito interessantes. Aos 7 anos de idade eu não entendia nada do que estava escrito na revista, mas ficou bem claro para mim que era preciso aprender a programar para poder criar jogos. 

Toda a coleção da revista Input pode ser acessada neste link:
http://www.datacassete.com.br/revistas/edicao/Input/57.html

O TK 90X possuia muitos jogos bacanas. Os jogos tinham mais recursos do que os jogos do Atari 2600, mas tínhamos de escolher qual era o jogo do dia, porque o TK 90X demorava de 10 a 20 minutos para carregar um jogo complexo da fita cassete para a memória do computador. E o pior era que as vezes no final ainda dava Load Error (erro ao carregar). Os meus dois jogos favoritos do TK 90X eram Sabotador e Sabrewulf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário