segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Programação de Jogos em Pascal


Curiosamente a postagem do meu blog que possui mais acesso é uma do Projeto Genesis com o título "Jogos em Pascal". Suponho a partir dessa busca por Jogos em Pascal que muitas escolas de ensino médio e algumas faculdades ainda devem estar utilizando a linguagem Pascal para ensinar Algoritmos e Lógica de Programação.

Há muito tempo atrás eu programei 3 jogos em Pascal. Já disponibilizei todos eles no meu blog através do Projeto Genesis. Os jogos podem ser acessados nos links abaixo:

MINA 2
RPG ENGINE
LAB

Se houver interesse do público, eu posso escrever algumas postagens explicando o funcionamento do código fonte desses jogos.

Caso você seja um dos interessados, faça um comentário nesta postagem. Se possível, me informe se você está vendo Pascal na escola/faculdade.

Atualização
Criei um blog separado para explicar o funcionamento do código fonte do jogo Mina 2. O blog pode ser acessado na url:
http://mina2pascal.blogspot.com.br

6 comentários:

DREIGON FENRIZ disse...

Ola me chamo Diego moro em mg
e estou fazendo um curso tecnico de informatica e preciso aprender esta linguagen,vi seus jogos e sao facinates,so que nao entendo nd de pascal ,queria.que me explicasse como estes codigos funcionam,baixei varias apostilas e tal mas ainda nao consigo me fixar na materia!

Marcos Romero disse...

Olá Diego, antes de explicar como os códigos dos jogos funcionam, você precisa realmente entender alguma coisa de Pascal. Comece escrevendo programas bem simples para praticar os conceitos básicos da programação, como variáveis, fluxos de controle, laços de repetição, procedures/funções. Somente quando você tiver esta base da programação é que será capaz de entender programas complexos.

DREIGON FENRIZ disse...

oi sou o diego,agora ja sei ate bastante coisa em pascal,so nao estou entendendo vetores,array,e o tipo de variavel boolean

Marcos Romero disse...

Oi Diego, a variável do tipo boolean só pode guardar dois valores: verdadeiro (true) ou falso (false). Por exemplo, imagine um RPG que possui uma caverna mágica que o jogador só pode entrar quando encontrar um Cristal. Neste caso você poderia usar uma variável do tipo boolean chamada "pegouCristal". Esta variável inicia com o valor false e quando o jogador conseguisse o cristal a variável receberia o valor true. Ao chegar na caverna, basta verificar se a variável "pegouCristal" tem o valor true para permitir que o jogador entre na caverna.

No Pascal, vetor é um nome dado para um array de apenas uma dimensão. Usamos um array para agrupar informações do mesmo tipo. Por exemplo, você fez um jogo que possui 10 fases e gostaria de registrar quantos pontos o jogador fez em cada fase. Ao invés de você ter de criar 10 variáveis com os nomes pontos1, pontos2, pontos3..., você cria apenas um array desta forma:

PONTOS : array[1..10] of integer;

Digamos que o jogador fez 572 pontos na 5ª fase, para acessar a 5ª posição do array faça assim:

PONTOS[5] := 572;

Blog para testes disse...

boa noite amigo

moro em Joao Pessoa - PB, e curso ciencias da computacao ... queria q vc me mandase algum codigo q tivese algo sobre como salvar o jogo em qualque momento e dpois fazer o load

preciso disso pra terminar o meu joguinho pra o final de periodo

se poder me ajudar te agradeco
meu email e jjocenio@hotmail.com

se tiver afim de ver o jogo
e so baixar aki no link

http://www.4shared.com/file/NSWkuysy/projeto_opcao_2.html

Marcos Romero disse...

Olá,

Para salvar o jogo você precisa aprender a manipular arquivos em Pascal. No jogo Mina 2 eu uso arquivos para salvar e carregar os recordes do jogador. Procura no código fonte do Mina 2 as procedures "verificarecordes" e "gravarecordes".

Postar um comentário