quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Em 2011: Projeto Genesis

Muitas pessoas me perguntam sobre como começar na área de desenvolvimento de jogos. Cada pessoa tem características diferentes e precisa encontrar seu próprio caminho, mas seguem abaixo algumas dicas gerais que podem ser úteis.

Em primeiro lugar não espere as coisas acontecerem. Muitas pessoas ficam apenas reclamando que não existem empresas e cursos de jogos em sua cidade. Há muita coisa que pode ser feita sem depender disso. Seja o pioneiro. Aquele que acende uma vela é o primeiro a beneficiar-se com a claridade.

O próximo passo é concretizar seus projetos. Comece com projetos bem pequenos e vá aumentando a complexidade aos poucos para ir ganhando experiência. A principal característica das pessoas bem sucedidas é que elas concluem os seus projetos.

Por último quero deixar um alerta: Cuidado com a Internet. A Internet se tornou a principal fonte de distração atualmente e muitas pessoas não percebem isso. Se possível, trabalhe em seu projeto desconectado, pelo menos por um tempo, para conseguir manter um bom nível de concentração.

Em 2011 irei trabalhar no projeto Genesis, cujo objetivo é mostrar como eu comecei a programar jogos. Irei disponibilizar o código-fonte, com bastante comentários, dos meus primeiros jogos e dos jogos da RH Games, que foram programados com a Linguagem C/C++. Além disso, também colocarei no projeto Genesis todos os materiais didáticos que já produzi sobre desenvolvimento de jogos.

As imagens abaixo são de alguns dos jogos que eu programei.

2 comentários:

Wanderson Gomes disse...

Show de bola e parabéns pela iniciativa!

Marcos Romero disse...

Obrigado Wanderson, fico feliz que você gostou. Espero que estes materiais sejam úteis para você de alguma forma.

Postar um comentário