quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Popularidade do meu TCC

Por acaso descobri que o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos mais acessados na Internet quando o assunto é "Programação de Jogos". Para fazer o teste, acessem o Google e pesquisem sobre "Programação de Jogos". O meu TCC geralmente aparece entre a 5ª e a 7ª posição no resultado do Google. O link está descrito desta forma: "[PDF] Marcos Romero Gonzaga de Almeida PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 2D USANDO O ..."

E se a pesquisa for "Programação de Jogos 2d", então o meu TCC sempre aparece como o resultado da busca.

O título do meu TCC é "Programação de Jogos 2D usando o MRDX e Fundamentos de Jogos 3D", que encontra-se publicado na seção "Trabalhos Acadêmicos" do portal PDJ (Programadores e Desenvolvedores de Jogos) e pode ser acessado neste link:
http://www.programadoresdejogos.com.br/trab_academicos/marcos_romero.pdf

Este TCC possui um conteúdo bem prático voltado para a Programação de Jogos em Linguagem C/C++. O TCC descreve com detalhes os recursos do MRDX, que é uma biblioteca para programação de jogos que eu implementei com o objetivo de facilitar o ensino nessa área. O MRDX foi apresentado no Workshop Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos (WJogos) que ocorreu em Fortaleza no ano de 2002.

O TCC mostra a implementação dos programas que se encontram na imagem abaixo, todos feitos com o MRDX:


O TCC também aborda fundamentos de jogos 3D com OpenGL e mostra como foi criado o programa abaixo:


O MRDX e todos esses programas estão disponíveis na seção de arquivos do Beljogos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dica:
Faz um forum para MRDX, talvez dê um BUM!(Muitas pessoas estejam usando o MRDX)
eu sou iniciante, não fiz nada ainda mas pelo q já lî no seu TCC parece ser muito bom principalmente pela simplicidade.

Marcos Romero disse...

O MRDX continua sendo muito útil para entender os fundamentos da programação de jogos, mas não acredito que alguém esteja usando atualmente, pois já existem diversas novas opções para programação de jogos, principalmente para plataforma móveis.

Mas se algumas pessoas se interessarem pelo MRDX e quiserem criar uma comunidade ou evoluí-lo, terão minha total permissão.

Postar um comentário